Na última quarta (8), o Instituto Fecomércio esteve presente na Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac para participar do evento que deu início a construção da Agenda Institucional do Sistema Comércio do Distrito Federal e que reuniu mais de 150 empresários. No espaço reservado para o IF, comerciantes puderam tirar dúvidas e receber um atendimento personalizado sobre os benefícios promovidos pela integradora para contratação de jovens aprendizes e estagiários.
Como previsto na regulamentação das atividades de aprendizes e estagiários, os programas aliam os conhecimentos teóricos e ensinamentos práticos, resultando em uma oportunidade para as empresas contribuírem com o processo de capacitação de jovens estudantes com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável.
José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, que integra Instituto, Sesc, Senac e sindicatos filiados, ressaltou a relevância do sistema para o cenário local. “Nosso setor hoje representa cerca de 50% do PIB do Distrito Federal e responde por boa parte da geração de emprego e renda. Por isso, vamos nos reunir para fazer um diagnóstico setorizado, a fim de contribuir de forma decisiva na formatação das políticas públicas”, afirmou o presidente.
Sobre o projeto da Agenda Institucional, José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), explicou ser fundamental a comunicação com os empresários para elaboração de propostas que possam contribuir para o desenvolvimento regional e nacional.
“É uma grande oportunidade para a ampliação da nossa capacidade de articulação política e para o fortalecimento da imagem do Sistema Comércio como representante de um setor fundamental para a economia brasileira”, afirmou Tadros.
A Agenda Institucional é uma iniciativa da CNC e sua construção local conta com o apoio da Federação do DF. O projeto é uma importante ferramenta de identificação das necessidades dos empresários e diálogo com as autoridades para fortalecer a representação do setor na busca por soluções efetivas. Um documento com propostas sobre os principais pontos discutidos no encontro e nas agendas de outros estados será entregue a gestores de políticas públicas em março.