Seguindo o compromisso lançado em evento anterior, no qual empresários do Distrito Federal reuniram-se para construir propostas de desenvolvimento econômico, representantes do Sistema Nacional do Comércio entregaram ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a Agenda Institucional do Sistema Comércio.
Assim como o documento co-criado no DF, os outros estados elaboraram suas agendas locais, posteriormente reunidas para compor a Agenda Institucional do Sistema Comércio. “O Sistema Comércio trabalhou em conjunto para consolidar um documento com propostas efetivas em favor da liberdade empresarial, da produtividade, da inovação, da atualização da nossa estrutura regulatória e do combate às desigualdades sociais”, afirmou José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
“A Agenda Institucional do Sistema Comércio servirá de subsídio para que as instituições governamentais possam avaliar os objetivos, metas e propostas dos estados brasileiros, no intuito de definir ações para o fortalecimento desses setores na economia e reduzir os entraves ao seu pleno funcionamento”, explicou Nara de Deus, diretora de Relações Institucionais da CNC.
Estiveram presentes na solenidade o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a coordenadora do Instituto Fecomércio, Regina Malheiros, representantes dos institutos, federações, sindicatos e parlamentares.
Daniela Carneiro colocou o Ministério do Turismo à disposição e ressaltou a importância do comércio nacional para recompor o orçamento da Pasta. “Acredito que esse será um ano de muitas conquistas e precisamos do apoio dos parlamentares para impulsionar o Turismo e mostrar a força do nosso retorno para a economia brasileira na geração de emprego e renda”.
“Acho que uma de nossas tarefas, e ela é coletiva, é a agenda da competitividade. O Brasil precisa crescer, precisa gerar mais emprego, ter melhor renda, melhorar a vida da população e nós precisamos de investimento”, afirmou Geraldo Alckmin durante seu discurso. O vice-presidente explicou que a educação de qualidade é necessária à população e é o primeiro passo para viabilizar a pauta.
Clique aqui para acessar a Agenda Institucional do DF.